Dúvidas?

Consulte nossas principais dúvidas e qualquer coisa estamos a um clique.

Certificado Digital

O certificado digital é um documento eletrônico que garante e protegem as transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Com esta tecnologia, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

O certificado modelo A1 tem sua chave privada gerada e armazenada em um computador, da mesma forma o certificado modelo A1 também fica armazenado em software e tem validade de 12 meses. Já o certificado modelo A3 é gerado e armazenado em dispositivo criptográfico próprio – cartão ou token, e tem a validade de 12 meses, 24 meses e 36 meses.

A chave privada é gerada simultaneamente com a chave publica e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

A chave pública é gerada simultaneamente com a chave privada e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave pública está associada com os dados do seu titular e é utilizada para verificar a assinatura digital criada com a chave privada correspondente. Ela também é utilizada para cifrar mensagens ou arquivos que podem ser decifrados com a chave privada correspondente.

O certificado pode ser de titularidade de uma Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Equipamento ou Aplicação. Exemplos de titularidade:

• Pessoa Física: um e-CPF emitido para João da Silva.

• Pessoa Jurídica: um e-CNPJ emitido para REDE BRASIL Certificadora

• Equipamento/Aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name(host domínio).

Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do equivalente em papel assinado de próprio punho, além de oferecer validade jurídica, não permite que a pessoa que o assinou diga que não foi ela, já que o Certificado Digital não admite o ato de não-repudio.

Utilizando Certificado

NUNCA divulgar a senha para ninguém;

• NÃO introduzir a senha quando alguém puder observar suas mãos;

• NÃO anotar a senha em papeis e guardar em uma gaveta, em baixo do teclado, etc. A senha deve ser sempre memorizada e deve-se trocar a senha periodicamente, ou quando se suspeitar de que a senha foi comprometida. Cadastrar uma senha forte composta por no mínimo 8 caracteres, formados a partir da combinação de letras maiúsculas, letras minúsculas, símbolos especiais e números Lembre-se que as senhas de seu certificado digital não são resetadas ou modificadas através de nossos canais de atendimento ao cliente.

Seu certificado digital é o documento digital pessoal que identifica você e sua empresa nas transações digitais. Não indicamos deixar o documento em posse de terceiros, quando necessitar crie uma procuração eletrônica que possibilita delegar funções a terceiros, como seu contador, dentro do site da Receita. Nesta procuração é possível especificar quais serviços e informações seu procurador poderá ou não acessar.

Documentos Necessários

Certificado de Pessoa Jurídica:(CNPJ, NF-e, CT-e)

DA EMPRESA
• Ato Constitutivo + Alterações contratuais (se houver)
• Ata de Eleição de administradores (se houver)
• CNPJ
DO REPRESENTANTE/RESPONSÁVEL LEGAL
• 2 (dois) documentos de identificação*
• CPF
• Comprovante de endereço em nome da Pessoa Física
• Certidão de casamento/separação em caso de alteração do nome

Certificado de Pessoa Física (CPF)

• 2 (dois) documentos de identificação válidos*
• CPF
• Comprovante de endereço em nome da Pessoa Física
• Certidão de casamento/separação em caso de alteração do nome
Documentos Opcionais
• CEI
• PIS/ PASEP/ NIT / NIS
• Título de Eleitor

Agendamento

A validação presencial compõe o processo de emissão do certificado digital. Neste momento é feito a confirmação da identidade do titular solicitante, seja pessoa física ou pessoa jurídica, garantindo a veracidade dos documentos apresentados.

Sim. Para que possamos ver a disponibilidade de atendimento em sua região, entre em contato conosco através da opção de fale conosco de nosso site.

Tipos de Mídias

É o dispositivo onde fica armazenado o Certificado Digital e que se conecta diretamente na porta USB do computador, dispensando qualquer tipo de adaptador. Esse dispositivo é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o token e o certificado digital serão bloqueados. As senhas cadastradas no token ficam armazenadas apenas no dispositivo, não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora ou Autoridade de Registro. É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do certificado digital.

É o dispositivo que fica armazenado o Certificado Digital, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão, neste caso é necessário para leitura dos dados, uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida. O cartão é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o cartão e o certificado digital serão bloqueados. As senhas cadastrados no cartão ficam armazenadas apenas no dispositivo não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora. É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.

Reembolso de Compra

A solicitação de reembolso deverá ser realizada no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, da data de pagamento do certificado digital, antes do processo de validação presencial. A restituição do valor do produto em questão se dará através de pedido de estorno dos valores no cartão de crédito utilizado na compra e será feita diretamente pela administradora de cartões.